Quão delicada está a situação do Brasil no combate ao COVID 19 (atualização das curvas)

O Brasil se comportou nos últimos dias como o cidadão que tá doente, não gosta de tomar remédio e precisa tomar antibiótico. Toma só metade da cartela, a infecção se torna mais forte e, porque não seguiu o tratamento direito, agora precisa de medidas mais drásticas para se curar. Não fizemos a quarentena direito, fechamos a economia meia bomba e agora iremos precisar tanto ficar mais tempo em quarentena, quanto mais tempo com a economia fechada.

Ontem atingimos a triste cifra de mais de oitocentos óbitos diários. Para quem já está anestesiado de tanto ouvir falar em morte, é importante dizer que ontem fomos o segundo país onde mais perdemos vidas, ficamos atrás apenas dos Estados Unidos. Para piorar ainda mais a situação, as mortes diárias nos Estados Unidos vêm caindo dia após dia e as nossas estão decolando portanto, logo logo, seremos o epicentro da epidemia em todo o mundo. Já somos também o sexto país com mais mortes (atrás de EUA, Reino Unido, Itália, Espanha e França) e logo logo ficaremos entre os três piores, haja vista que, mais uma vez, tais países estão com mortes decrescentes enquanto nós estamos em sentido ascendente.

E lá vamos nós…

Para piorar ainda mais, a curva de óbitos dos nossos Estados está subindo exponencialmente:

Ainda que São Paulo e Rio de Janeiro estejam liderando em número de mortes, é no gráfico de óbitos per capita que podemos ver a situação ainda mais preocupante:

O Amazonas claramente enfrenta um cenário de total descontrole em suas mortes (isso porque a subnotificação é regra, Manaus tinha uma média de 30 enterros por dia, hoje está entre 110 e 130 diários) e causa estranhamento o fato de até hoje não ter decretado lockdown. Quando comparamos o índice de óbitos per capita de cada Estado em 07/05 é possível enxergar melhor esta discrepância:

O governo e, principalmente, a população precisa entender que a situação é séria e começar a contribuir porque, conforme podemos ver nas curvas, não há esperança de que as coisas parem de piorar no curto prazo.

Curta a página www.facebook.com/profclaudiomar para sempre receber atualizações

Visite o site https://leosalesblog.wordpress.com/ para outras análises com dados

Clique aqui para ter acesso a nossos mapas de vulnerabilidades e ter acesso a nossos dados estruturados

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora